O templo de Kiyomizudera

Nas montanhas mesmo em cima da antiga cidade de Kyoto no Japão fica o templo de Kiyomizudera. Fundado no ano 772 esse grande templo totalmente feito em madeira sem um único prego.   Ao aproximares à entrada principal atravessas uma rua de pequenas lojas a venderem leques, kimonos e outros Leia mais…

Observa o teu peixe

Dizem que o grande naturalista e professor Louis Agassiz da Universidade de Harvard gostava de fazer um teste com os novos estudantes que ficou conhecido como “Observa o teu peixe”. Ele tirava um peixe de um jarro e metia à frente do estudante em cima de um pano na sua Leia mais…

O messias está entre nós.

Havia um mosteiro nas grandes montanhas do Tibet que perdeu mais um dos seus monges. Preocupado o Abade com o avançar da idade dos monges e número reduzido remanescente decidiu ir falr com um sábio Eremita que vivia nas proximidades para ver como salvar a congregação. Chegado, após cumprimentar o Leia mais…

007 Licença para confiar

Hoje vamos conversar um pouco de uma ferramenta fundamental para as tuas apresentações: a confiança. Quando te metes à frente da tua plateia, contar uma história não é a tua primeira tarefa. Vais ter tempo suficiente para isso. A tua primeira tarefa é relaxar a plateia. Para que entrem rapidamente Leia mais…

Imagination is funny!

Imagination is funny! a faculdade ou ação de formar novas ideias, ou imagens ou conceitos de objetos externos não presentes aos sentidos. Imaginação é um presente que a natureza nos deu a todos. Muitas vezes transcuramos essa qualidade humana ou a usámos de forma inconveniente. Imaginação é a primeira ferramenta Leia mais…

Pescando nas altas Montanhas

Quando fui à China, na Cidade de Pequim entrei numa livraria que tinha um espaço de arte onde um pintor vendia e fazia exposição das suas pinturas.   Num destes quadros retratava Confúcio e era intitulado: “Confucius fishing in the high montains” (Confúcio pescando nas altas montanhas), onde se via Leia mais…

“nhu Manitu Bomba!

Quem estudou no Liceu Domingos Ramos nos anos 80-90 de certeza que se lembra de um contínuo que tinha apenas um olho e que era a paródia da rapaziada: “Nhu Manitu Bomba“. Nhu Manitu Bomba fazia as vezes também de guardião do Liceu assim como era o tocador de sino Leia mais…