(1) Lembra-te: o que parece fraco é forte

 

O corpo da árvore de bambu não é largo se compararmos com outras árvores. Mas o bambu consegue resistir às mudanças temporais (calor e frio) e muitas vezes são as únicas plantas que resistem após o temporal. Temos de ter atenção em não nos subestimar ou subestimar os outros tendo como base as velhas noções do forte e do fraco. Tu podes não ter a maior empresa ou melhor produto ou ter estado na melhor Universidade, mas tenta ser como o bambu, cabeça erguida, acredita nas tuas forças que vais conseguir.

 

 

(2) Dobra, mas não quebres

 

Uma das coisas mais impressionantes da árvore de bambu é como ela se dobra perante o vento. O balançar gentil do bambu é o símbolo da sua humildade. A fundação (raiz) do bambu é estável e forte, no entanto ele balanceia-se com o vento, deixando-se levar sem lutar contra este. Com o tempo, até o vento mais forte cansa-se de soprar, mas o bambu fica alto e calmo. A atitude de Dobrar-mas-não-quebres ou vai com o vento é um dos maiores segredos do sucesso, seja estejamos a falar de árvores de bambu, respondendo a condições difíceis do mercado, ou simplesmente lidando com as coisas do dia-a-dia da nossa vida.

 

 

(3) Mantém as tuas mais profundas raízes, no entanto mantém-te flexível

 

O bambu tem uma flexibilidade incrível. Esta flexibilidade deriva em parte pelo facto de ele possuir uma estrutura de raízes muito complexa, que dizem mantém o chão estável à volta da árvore. As nossas raízes são importantes, no entanto num mundo constantemente dinâmico temos a tentação de não reservar tempo e esforço para estabelecer raízes nas nossas próprias comunidades (família incluída). O desafio, para muitos de nós é manter o nosso dinamismo, flexibilidade e fazer um esforço para ter tempo de dedicar à família e manter raízes profundas com a nossa comunidade local que está mesmo à porta da nossa casa.

 

 

 

(4) Slow down a tua mente ocupada

 

Temos mais informação hoje como nunca, e, muitos de nós vive numa velocidade acelerada. Muitas vezes nos é difícil distinguir o sinal no meio de tanto ruído que levamos na nossa mente (telefonemas, emails, propostas …). Às vezes é importante acalmar a nossa mente “ocupadíssima” para que possamos ver as coisas com maior clareza. Toma algum “time off” para ganhar clareza de pensamento.

 

 

 

(5) Liberta o teu poder de fazer a primavera

 

O bambu é um símbolo de sorte e um dos símbolos de celebração da vinda da primavera. A imagem de um bambu coberto de neve representa a sua habilidade de fazer a primavera outra vez. Se os teus negócios estiverem sobre um inverno frio e coberto de neve, não desanimes, a neve pode cobrir-te, mas o seu peso vai fazê-la escorregar das tuas costas e poderás em breve fazer a primavera dizendo em voz alta “Não serei derrotado”.

 

 

 

(6) Sorri, ri e brinca

 

Dizem que o bambu tem uma forte associação com o riso, pois parece que assobia com o vento na floresta. O bambu também tem uma forte associação com brincadeiras, pois muitos brinquedos são feitos de bambu. Sabemos de várias gerações que o sorriso, o riso e a brincadeira jogam um papel importante na nossa saúde física e mental. É sorrindo e rindo que conseguimos “vender o nosso peixe” e com as brincadeiras nem sentimos o tempo a passar e o cansaço.

 

 

(7) Encontra a sabedoria esvaziando-te

 

Dizem que para aprendermos, temos que esvaziar-nos das noções pré-concebidas que temos. Não podemos encher um copo que esteja já cheio. O buraco dentro do bambu nos lembra que muitas vezes estamos cheios de nós mesmos e nossas conclusões que não temos espaço para nada mais. Para recebermos o conhecimento das pessoas e da natureza, temos de estar abertos ao que for novo e diferente. Quando esvaziares a tua mente dos teus juízos, orgulho e medo, ficas aberto às oportunidades.

 

 

Aquele abraço de uma boa segunda.

 

Nuno