Hoje vamos conversar um pouco de uma ferramenta fundamental para as tuas apresentações: a confiança.

Quando te metes à frente da tua plateia, contar uma história não é a tua primeira tarefa. Vais ter tempo suficiente para isso. A tua primeira tarefa é relaxar a plateia. Para que entrem rapidamente na história que vais contar é preciso que sintam confiança em ti.

Quando entrares a plateia está procurando confiança no teu olhar, tua cara, teus gestos, e forma de estar. A plateia está expectante da tua habilidade em manter o seu interesse, e vão precisar de algum conforto antes que entres no fundo da tua apresentação.

Só existe uma forma de fazer a plateia sentir-se relaxada. Deves parecer que estás confiante. Aqui a confiança não tem nada a ver com ser arrogante ou egocêntrico. Um espírito arrogante vem de inseguranças pessoais e não transmite confiança. A plateia quer ver que estás investido emocionalmente com a tua apresentação, se tens confiança no que estás a fazer.

Seguem 2 dicas que ajudam a plateia a ter confiança na história que vais contar.

Não expliques a história

Me dirijo ao microfone, visualizo a plateia e inicio.

Levantou-se de manhã cedo, espreguiçou-se sob a cama e foi para a casa de banho tomar o seu banho matinal.

Desceu tomou o pequeno-almoço e saiu. Dirigiu-se ao soldado que estava próximo e lhe disse para o acompanhar com + 3 outros. Foram todos atrás dele até chegarem numa estrada …

Existem muitas coisas inexplicadas nesta introdução. Está tudo bem pois nesse ponto as pessoas já não estão a pensar em mim. Estão interessadas na história e querem saber mais.

Existem várias ocasiões em que precisas apresentar a tua pessoa, mas, se deixares a história ser a tua introdução, “ouro sobre azul”.

Raras vezes início as minhas apresentações com introduções ou cumprimentos (salvo se o protocolo for rígido sobre isso), senão parto logo com a história e vais ver como a plateia inicialmente é pega de surpresa e caras naturalmente começam a mostrar curiosidade e são transportadas dentro da tua apresentação.

Confissões são raramente apropriadas

Uma desculpa antes da apresentação é uma forma pouco refinada de pedir confiança à plateia. Uma desculpa no final da apresentação é uma forma atroz de pedir elogio à plateia. Nem uma nem outra são apropriadas e são muito pouco profissionais.

Bastas vezes segui apresentações que começam com desculpas do apresentador que não teve tempo para preparar, desculpa-se pelos slides, desculpa-se por não ser bom como fulano que passou antes …

Se a tua preparação não foi adequada a plateia não precisa saber isso. Se as tuas habilidades não são tão boas como outros não é problema da plateia. A plateia veio para ouvir uma história. Tens que iniciar a entregar essa história, e deixar o julgamento à plateia. Guarda as tuas desculpas para quando tiveres ofendido alguém.

Prepara o mais profundamente possível, conta a história da melhor forma que souberes e deixa o resultado falar por si. Vais colmatar muitas deficiências simplesmente por te levantares e começares a contar a história.

Aquele abraço.
Nuno