Satanás fez algumas introduções iniciais e pediu propostas. Havia 4 intervenientes, Moloch, Belial, Mammon e Beelzebub. Moloch fala em primeiro lugar e começa numa linguagem muito emocional sobre responder ao ataque sofrido. Ele é o clássico boi no portão a ser libertado na arena, com uma grande massa de vontade, mas, sem cérebro.

Em outras palavras não revisitemos o que correu mal ou a nossa política global, tentemos arranjar mais capital, reequipar as nossas fábricas, dar um impulso ao nosso marketing, treinar e reforçar a nossa equipa de vendas e tentar outra vez. A maior parte das organizações tem o seu Mulloch, que é um homem indispensável desde que lhe se diga exatamente o que fazer. Ele usa as sua energia e emoção em vez do seu cérebro, e, em vez de deitar no lixo políticas caducas, escolhe as soluções mais simples pois somente disso percebe.

Belial é exatamente o oposto, altamente inteligente, embora os seus críticos o apelidem de pessimista ou perdedor, ele provavelmente se classificaria de realista. Inicia dizendo: vamos admitir a nossa derrota, admitir que somos uma pequena empresa agora, embora, pelo menos ainda existimos, e, talvez um dia possamos regressar a ser grandes outra vez, enquanto, se seguirmos a sugestão de Moloch e falharmos não conseguiríamos sobreviver como empresa. Belial é exatamente o oposto de Moloch, o cérebro sem os nervos.

Mammon é o primeiro a propor uma politica bem pensada e viável. Inicia desfazendo o “elefante branco” que se instalou na sala de não deixar-se absorver pela concorrência e com isso cantar aleluias forçadas à parte vitoriosa:

“Com que olhos podíamos ver e estar na presença humilhados e receber ordens, respeitar leis restritas e impostas que celebram o seu trono cantando hinos e aleluias forçadas enquanto o Senhor estiver sentado na nossa almejada soberania”.

Nestes anos recentes muitos diretores e executivos de empresas derrotadas e engolidas pela concorrência aprenderam o que é cantar aleluias forçadas e muitas delas partilham da visão de Moloch a propósito. Ou, colocado de outra forma, vamos desenvolver os poucos produtos que nos restam, e, talvez criar outros na mesma linha e deixar cair os produtos onde fomos derrotados , e, se colocarmos toda a nossa força atrás deles possamos ser uma grande empresa no futuro.

Mammon capturou o humor da plateia e antes que terminasse se ouviam murmúrios na assembleia, o que não constituiu uma surpresa pois foi o primeiro a propor uma politica real.

Mas, Beelzebub ainda devia falar, ele que era o vice-presidente e aparentemente:

Beelzebub … o que senta-se no posto mais alto exceto por Satanás.

e em conluio com este, porque ele expõe a política do mesmo como se fosse sua de forma a proteger a imparcialidade aparente do Presidente.

Beelzebub propõe a quarta opção: não lutar com o inimigo cegamente, nem aceitar passivamente as coisas, nem desenvolver novos produtos, mas, sim procurar outros mercados:

” Existe um lugar noutro mundo, o lugar feliz de uma nova raça denominada Homem…”

e sugere uma pesquisa preliminar desse mercado:

” Concentremos todo o nosso pensamento para aprender sobre as criaturas que aí habitam, descobrir de que pasta e substância são feitos e quais as suas forças e fraquezas e como os podemos subjugar pela força ou subtileza”.

E decidiram finalmente ir para exportação. E Satánas para dar o exemplo como Presidente voa ele mesmo primeiro para investigar e relatar sobre as oportunidades do novo mercado.

Categorias: Histórias