Parece que a pandemia já nos deu alguma folga e é tempo de refletir e aspirar ao que queremos no “novo normal”, seja uma casa nova, um carro novo, um amor novo, uma nova promoção, mais dinheiro ou porque não um bikini novo.

Mas já sabem como é que é, quem quer usar bikini tem que ter “il físico” para usá-lo e o que muitos tentam de evitar é o processo necessário para se ter “il físico” do bikini e esperam que por magia irão ganhar “il físico” para o bikini.

A metáfora da dieta do bikini se aplica a tudo aquilo que podemos estar a aspirar neste período, se queremos algo ou alguém muito provavelmente deveremos seguir um “processo” e não estar  à espera de um “evento” que caia do céu.

És mulher e queres um físico de bikini? Então começa a comer menos e melhor, faz programa de actividades físicas semanais, sejam caminhadas, idas a ginásios ou ginásticas de grupo, só ver-se ao espelho não vai dar.

 

Tens uma apresentação a fazer? Reuniões de projetos? Aulas a dar? Marcações para vender? Esperar que apareces e faz-se “luz” não vai resultar. Segue um processo!

O processo do bikini para as apresentações:

  • Escreve pelo menos 3 potenciais problemas que o público-alvo da tua apresentação/reunião tem e que podes resolver com a tua apresentação.

 

  • Então, escreve exemplos de “Questões” que irias fazer para descobrir cada um dos problemas potenciais que identificaste.

 

  • Agora pergunta a ti mesmo que dificuldades cada problema pode conduzir (consequência). Pensa essas dificuldades como consequências desse problema – e fica atento (a) quando a consequência revela como o problema é muito mais severo do que aparecia no início.

 

  • A partir daí tens uma boa base para fazer a mensagem da tua apresentação.

 

Exemplo:

 

Imagina que estás a fazer uma apresentação para a administração de uma empresa que esteja a ter dificuldades em cobrar pelos seus serviços e pretendes propor uma solução para aumentar a sua taxa de cobrança.

 

3 potenciais problemas:

 

– Diminuição de cash-flow;

– Dificuldades em honrar compromissos com os fornecedores;

– Risco de continuidade da operação;

 

Questões que permitem revelar os problemas:

 

  • Quanto tempo leva para os clientes pagarem pelos seus serviços?
  • Você está satisfeito com seu processo atual de cobrança e os seus resultados?
  • Tem tido dificuldades em pagar os seus fornecedores?

 

Consequências dos problemas:

 

  • Ao não conseguir pagar os fornecedores pode diminuir a qualidade dos serviços que a empresa presta aos seus clientes com riscos de perdê-los;
  • Como vai financiar a sua operação se o banco não lhe fizer empréstimos? Existe um risco grande de não conseguir operacionalizar estratégias e investimentos de evolução empresarial;
  • A falta de cash flow pode condicionar o pagamento de salários com impacto na moral dos trabalhadores e imagem da empresa no mercado.

A partir da aí, temos uma boa base para montar a nossa apresentação mostrando os problemas atuais da empresa e que consequências mais profundas tem, e demonstrando depois a nossa solução.

Aquele abraço,

Nuno