Até este momento na nossa newsletter focamos em técnicas e princípios para fazer uma apresentação de sucesso ou que te ajudem a melhor comunicar.

 

Neste artigo vamos fazer a abordagem inusual de analisar os principais erros que apresentadores e comunicadores cometem de forma a evitarmos de cometê-los. Daí o nome “quarto de horrores”.

 

  1. O desleixado

 

Para número UNO do “quarto de horrores”., aquele apresentador que apesar de ter assumido compromisso e teve tempo para se preparar, deixou tudo para o último momento, e, 2 horas antes do seu compromisso parte para o seu powerpoint e “deita” uns slides e vai corre para o evento. Claro está que não pode fazer boa figura, desleixou-se e chegou impreparado e a plateia reparou e acabou por fazer figura triste.

 

Pode te fazer ou desfazer a ocasião de apresentar ou comunicar algo à frente de outros. Pode ter a ver com a tua reputação, avançar profissionalmente ou monetariamente. Assim, se tiveres tempo, dedica a preparar com zelo e dedicação o momento.

 

 

  1. O cumprimentador

 

Mascarado de educado e seguidor do protocolo, vem a seguir como número DUE com ladainhas de cumprimentos iniciais sem fim, tem 20 minutos para apresentar e passa os primeiros cinco (20% do seu tempo) a cumprimentar

o Rei, a Rainha, O Duque, O Marquês, O Conde, O Visconde, O Barão … os gatos, minhocas e formigas presentes.

 

Nem tudo é Estado da Nação e não precisa de saudações de protocolo de Estado. Quando assim, cumprimenta “O Ilustre” em termos de rankings e a seguir “Senhoras e Senhores” e parte para o teu tema. É no início que a plateia te dá confiança e está expectante de te ouvir, se perderes estes momentos preciosos será muito difícil recuperá-los mais tarde.

 

 

  1. O powerpointista

 

Acreditem ou não já estive num evento com tanto de “comunicação social”, a “Ministra da pasta” e os séquitos numa grande jornada nacional com + 70 pessoas na sala onde tudo foi adiado quando estava prestes a começar porque faltou luz. Embora fosse de manhã num anfiteatro com luz e com condições para falar sem microfone tudo foi interrompido por causa do powerpoint.

 

Para o nosso número TRE do “quarto dos horrores” .a tua apresentação não é o powerpoint, não podes paralisar tudo e todos se o powerpoint pifar. O powerpoint é somente um recurso de suporte da tua apresentação.

 

Aquele abraço,

Nuno