O gênio da lâmpada

Publicado por

Quando erámos crianças pedíamos o que queríamos. Fosse uma boneca um gelado ou um brinquedo. Ao crescer começamos a ter receios de pedir com medo do nosso pedido ser rejeitado.

Mesmo em família ou nos negócios temos de saber pedir por o que queremos.

Nas apresentações também não há exceção, temos sempre uma ação a pedir à plateia:

“Comprem o nosso plano para poupar nas vossas comunicações”;

“Como já viram essas crianças precisam de ajuda, contribuam na conta bancária XXXX”;

“Peço ao nosso departamento financeiro de finalizar a proposta financeira até o dia YYYYYY, para que possamos concorrer ao projeto”;

Esses são só alguns exemplos de pedidos feitos numa apresentação. Os políticos são “campeões” no pedir. Já repararam que não passa um tempo de antena nas eleições em que não se pede uma ou várias: VOTA no X.

Se não pedires não obterás o que pretendes!

Mas como é que se deve pedir?

  1. Pede claramente
    Sê preciso no que pedes. Pensa no que vais pedir, toma tempo para te preparares, usa uma folha de papel para encontrar as palavras que têm maior impacto. Isto é extremamente importante. As palavras são poderosas por isso escolhe-as com rigor. Pede ajuda.

2.Pede com confiança
Aqueles que pedem com confiança obtém muito mais da vida do que os que são hesitantes e incertos. Agora que já sabes o que pretendes pedir, fá-lo com confiança e determinação. Isso não quer dizer que devas ser arrogante ou que o faças com gritos.

A única coisa negativa que pode acontecer é as pessoas negarem o que estás a pedir, mas isso não vai te colocar numa situação pior do que estás agora, pois não? Claro que não. Isso está só a significar que este caminho particular para conseguir o que pretendes está fechado. Tenta outro.

3.Pede Consistentemente
Algumas pessoas desistem logo nas primeiras tentativas. Se pretendes mesmo conseguir os teus objetivos, tens que pedir muitas vezes. Antes de fechar um negócio, um empreendedor, recebe quatro ou cinco “Não” antes de um “Sim”.

Trata isso como um jogo, pede consistentemente até conseguires aquilo que pretendes. E quando encontrares a forma de pedir que funciona, continua. Por exemplo, algumas empresas continuam com uma publicidade por vários anos. Porquê? Porque funciona.

4.Pede Criativamente
No mundo em que vivemos hoje é difícil obter a atenção das pessoas. Muitas coisas ao mesmo tempo concorrem por essa atenção (o telemóvel, email, facebook, ir buscar a crianças à escola …). Então, tens que ser criativo no teu pedir. Pede de forma divertida, pede de forma diferente.

5.Pede Sinceramente
Quando precisas realmente de ajuda, as pessoas respondem positivamente. Sinceridade significa ser real, significa deitar fora a capa de uma imagem de segurança e mostrar algumas vezes a tua vulnerabilidade. Não te preocupes se a tua apresentação não for perfeita, pede com coração. Pede com simplicidade e as pessoas irão atender o teu pedido.