3 dicas para conectar com a tua plateia

Publicado por

As apresentações são de longe a mais humana, e relacional forma de comunicação nos negócios hoje em dia. Apesar disso, as Instituições e empresas condicionam os seus empregados a usarem abordagens frias que deveriam iludir os seus clientes.

Obviamente o resultado é que muito raramente esses empregados estão a conseguir que os clientes comprem os serviços ou productos, porque as apresentações feitas raramente exprimem autenticidade e sinceridade.

Eis como deves criar uma ligação com a tua plateia:

Sê ti mesmo

Enquanto estiveres a apresentar mostra à plateia o teu eu autêntico. E adivinha só, tu não és perfeito (assim como qualquer ser humano). Mostrar-te ati mesmo pode ser um pouco desconfortável pois ficas numa posição de vulnerabilidade perante pessoas que não te conhecem muito bem. Então, conta uma história ou acontecimento que mostra a o teu lado humano, e, a plateia irá conectar-se a ti. Partilhar histórias pessoais é difícil pois muitas vezes elas subentendem conflitos e falhas humanas.

Mas, se realmente queres mudar as pessoas são estas as melhores histórias, pois os seres humanos sentem muito mais empatia com pessoas que tiveram grandes dificuldades no passado e venceram de que com aquelas cuja vida foi fácil. As pessoas estão mais propensas em seguir um líder que superou duras provas na vida.

Sê diferente

Podes a aprender a ser diferente examinando o oposto, a camuflagem. Os objetivos da camuflagem é reduzir as probabilidades que as pessoas te notem enquanto tentas entrar num ambiente.

Quando é que ser um comunicador obscuro é apropriado? Nunca! Quanto mais quiseres que a tua ideia seja adotada menos camuflada e fechada ela deve ser.
Para se destacar, em vez de misturar com o meio ambiente, você precisa entrar em conflito com ele. Excecionalmente ser diferente. Isso é o que vai chamar a atenção para suas ideias.

Mostra as tuas emoções

Em algum momento da tua vida, tu tiveste as tuas emoções despertadas. Quando algo ressoa emocionalmente, pode-se sentir fisicamente, como um “frio na espinha” ou o peso de um “buraco no estômago.”

As emoções ligam tangivelmente do coração de uma pessoa para outra. Se intencionalmente ligares as tuas emoções com a tua ideia, mais rapidamente a plateia irá aceitar a tua perspetiva.

Incluir as tuas emoções na apresentação não significa que a plateia tem que arranjar um escudo para proteger-se de ti, simplesmente significa que a fazes sentir num determinado modo. Muitos apresentadores sentem-se desconfortáveis em usar o seu lado emocional, pois, pensam que possa ser interpretado como manipulação.

A emoção é somente interpretada como manipulação se não for sincera e honesta, ou usada com moderação.

Aristóteles disse, que aquele que quer usar a persuasão deve ser em grado de “compreender as emoções – isto é, identificá-las e descrevê-las, conhecer as suas causas e formas em que se manifestam”. E que “a persuasão pode vir através dos ouvintes, quando o discurso desperta suas emoções.

Quando um apresentador estiver numa sala face-to-face com a sua plateia, a sua autenticidade como pessoa é a forma mais profunda de conexão.