Pussy cat, pussy cat

Publicado por

– pussycat, pussycat where have you been?

(gatinho, gatinho aonde estives-te?)

– I have been in London!

(estive em Londres)

– Pussycat, pussycat did you see the Queen?

(gatinho, gatinho viste a rainha?)

– Vi um rato (respondeu o gatinho).

O gatinho foi a Londres e não viu a rainha. Pode até ser que o rato estivesse em baixo da cadeira da rainha, mas como é um gatinho ele só conseguiu ver um rato.

Este pequeno diálogo serve para vos introduzir nas miopias dos péssimos apresentadores, para que sirvam de lição de o que não se deve fazer se se quer fazer uma apresentação de sucesso.

  1. Não uses PowerPoint se não o sabes usar

Parece óbvio, mas ainda hoje acontece com frequência de encontrar um apresentador a querer usar PowerPoint e não saber usar a ferramenta. Se alguma coisa correr mal é a tormenta geral, só porque todos usam PowerPoint, eu também tenho que usar, e estou nesse embaraço.

A tua apresentação não é sobre a ferramenta PowerPoint (pois de uma ferramenta somente se trata), a tua apresentação é sobre como comunicar de melhor forma com o teu público (e não tem que ser necessariamente com PowerPoint, pode ser com um flip chart, um quadro ou mesmo sem nada).

2.Não aceites o convite se não tiveres tempo para te preparares

Às vezes a tentação é grande. Surge um convite e a vontade de aparecer e apresentar sobrepõe ao bom senso de entender se há tempo suficiente para preparar e fazer uma apresentação em condições. Se achares que o tempo não seja suficiente (por teres outros compromissos agendados ou porque está muito em cima da hora) rejeita o convite.

É melhor rejeitar do que ir fazer uma figura triste só porque queremos aparecer, pois a figura triste pode ter consequências nefastas na tua reputação profissional e na tua autoestima pessoal.

  1. Evita a arrogância do sabe tudo

Leonardo da Vinci era arquiteto, engenheiro, pintor, escultor, mas nem todos somos Leonardo da Vinci e muito menos agora que estamos a viver a “era do conhecimento” em que alguém de qualquer área não pode pretender de saber tudo sobre a sua própria área de especialidade.

Por isso, independentemente do tema da tua apresentação baixa a bola e consciencializa-te que estás ali a dar um pequeno contributo. Evita ser arrogante mesmo que sejas um “expert” na matéria pois a maior parte das vezes a plateia sente a manifestação de arrogância e torna-se hostil e indisposta comprometendo o teu sucesso (lembra-te a plateia é que é a estrela da tua apresentação, ela é que decide o teu sucesso).

  1. Se usares slides PowerPoint, que fiques bem pertinho deles

Algumas vezes a organização de eventos arrumam um pódio à direita aonde “deve estar” o apresentador e no lado oposto faz-se a projecção dos slides PowerPoint. Assim, quando a apresentação começa toda a plateia se concentra nos slides que estão no lado esquerdo e ninguém observa o apresentador no lado direito.

Outras vezes organizam mesas à forma de ” U ” em que o apresentador está no meio e a projeção faz-se do outro lado tipo sala de cinema.

O apresentador se estiver a usar slides deve estar sempre junto aos seus slides, pois os slides são somente um suporte visual que o apresentador usa para melhor comunicar.

O que fazer nestes casos? Simplesmente pedes licença para apresentar junto aos teus slides. Se a organização torcer o nariz, insiste educadamente: “eu quero ficar perto dos meus slides”.

  1. Não apagues as luzes

É corrente nas reuniões que alguém sugira que se deva apagar as luzes para melhor se ver os slides, ou mesmo até o apresentador de livre iniciativa o faz. Quando se apagam as luzes promove-se o efeito cinema (todos concentrados no PowerPoint, e não no apresentador), e, ao mesmo tempo estamos impossibilitados de recolher feedback na plateia pois quase não conseguimos ver as caras das pessoas.

Com a potência das videoprojectores de hoje, podemos deixar tranquilamente a luz acesa embora possamos perder um bocadinho na qualidade de projecção dos slides, mas ganhamos na atenção da plateia e diminuímos a probabilidade de dormirem no escuro da sala.

Não é intenção dessas dicas desanimar ninguém pois eu mesmo já dei essas “barracas”. Simplesmente servem como lição aprendida sobre o que não é conveniente fazer para garantir uma apresentação de sucesso, afinal se formos para Londres queremos ver a rainha, certo?