Cabocla seu olhar tá me dizendo que você …

Publicado por

Powerpoint é a ferramenta omnipresente nas apresentações hoje em dia, seja nos negócios e agora até na política. Mas nem sempre foi assim. Nos tempos de Jesus Cristo, Aristóteles, Júlio César, as pessoas falavam em público para muitas pessoas e não tinham Powerpoint e nem
mesmo microfone.

No entanto, tinham sucesso conduzindo e influenciando milhões de pessoas.

Mas, será sempre necessário usar o Powerpoint?

Hans Rosling um grande estatístico Sueco adoptou formas inovadoras de apresentar dados estatísticos. Nesta apresentação (http://www.ted.com/talks/lang/eng/hans_rosling_on_global_population_growth.html) sobre o crescimento global da população ele usa contentores de plásticos (taparuet) para nos explicar como é que tem evoluído a população mundial e aonde iremos.

Ás vezes o tema da tua apresentação e os teus objectivos são melhor conseguidos sem o uso do Powerpoint. O facto é que estamos quase sempre impelidos a pensar no Powerpoint no momento em que se fala que temos que apresentar.

Se tiveres que apresentar algo (produto, serviço ou projecto) para duas ou três pessoas numa salinha, talvez o Powerpoint não seja o teu melhor recurso visual.

Não te deixes condicionar pela ferramenta Powerpoint, pensa, prepara, pratica e decide qual os melhores recursos a usar na tua apresentação para te ajudar a comunicar (pode ser um quadro branco, o Powerpoint, projeções de imagens ou mesmo nada).

Podes ter sucesso sem Powerpoint?

Sim!

Num workshop de um dia (manhã e tarde) em que se convidam 8 pessoas para apresentar, após 7 apresentações (com Powerpoint), se apresentares sem Powerpoint quase de certeza ganhas com a plateia, pois ela está cansada de ver tantos Powerpoints (sobretudo aqueles
slides feios e cheios de textos que se costuma apresentar).

Foi isso que aconteceu comigo numa apresentação para a ARCTEL (Associação de Empresas de Telecomunicações Portuguesas) que me convidaram a falar sobre “Digital Divide”. O evento era de 2 dias, com vários apresentadores, em que nenhum se eximiu de não usar o Powerpoint.

Chegado a minha vez para surpresa geral fechei o laptop que estava preparado para os apresentadores meterem os Powerpoints e comecei a falar.

No final tive muitas palavras de apreço até da concorrência presente na sala e “grandes” senhores de empresas como a TMN e a OPTIMUS só para dizer alguns.

A ARCTEL tem uma revista períodica que publicou um extenso artigo sobre o evento com grande destaque pela apresentação de “meu Nome” com direito a foto e tudo (só o Secretário de Estado de não sei das quantas teve direito a foto também).

Mas, como ter sucesso sem Powerpoint?

Primeiro tens que preparar a tua apresentação definindo os teus objectivos, conhecendo a plateia e estudando bem o teu tema.

Tens que praticar a tua apresentação (em voz alta, várias vezes) corrigindo e actualizando os pontos que achares necessários.

Tens que saber falar de forma visual usando provérbios, contando histórias e descrevendo coisas para que as pessoas possam visualizar nas suas mentes.

Na apresentação de que vos falei acima comecei contando uma história sobre como em Cabo Verde nos anos 1980 haviam poucos TVs e que as pessoas concentravam-se na casa dos poucos que tinham TV para ver a novela da noite. Na época transmitiam a novela “Cabocla”, e cantei mesmo o refrão da música: “Cablocla teu olhar está me dizendo que você está me querendo e que você gosta de mim …”

E continuei contando outras histórias …

As histórias têm força e ajudam de sobremaneira a comunicar e mais do que isso as pessoas gostam de ouvir histórias, por isso não temas. Podes sim apresentar sem Powerpoint e ter sucesso.