Falko i Djugudé

Publicado por

O Falko (falcão) encontrou o seu amigo Djugudé (Abutre) numa árvore pasmado e meteu conversa:

– Djugudé, como estás? O que é que estás a fazer?

– Eu estou aqui à espera quando Deus me der, respondeu o Djugudé ao Falko;

– Djugudé, disse o Falko, não podes ficar nesta pasmaceira tens que te dar da perna;

Nesse instante passou uma pomba voando perto da arvore onde estavão a ter a conversa e o falcão olhando para o abutre lhe diz:

– Vou te mostrar como se faz, e saiu voando atrás da pomba.

Vendo o falcão no seu encalce a pomba acelerou o seu voo e ao sentir o falcão aproximar-se deu uma simulação que iria virar para direita e virou no sentido contrário rapidamente. O falcão que vinha muito veloz ao tentar recuperar o esquivo da pomba fez uma curva estreita e bateu com as asas num galho e PUM, quebrou as asas e caiu no chão.

Tentou levantar-se mais lhe doía muito, e não conseguiu. Afagante pela corrida e com dores tentou arrastar-se para frente na poeira, ao que viu do canto dos olhos o Djugudé descendo do galho onde estava.

Aterrorizado, o falcão disse: não podes fazer isso comigo sou teu amigo, não podes comer-me.

Djugudé lhe disse: há bocado, lá em cima quando me perguntaste o que fazia da minha vida disse-te que aguardava quando Deus me desse. Eis que Ele me deu!

A história em cima retirada do livro “Djunbai – Estórias de Bolanha” retrata a precipitação do espírito jovem versus a calma do sábio. Então vamos ter calma, a tua história ainda pode muito melhorar. Depois de entrar na mesma, contá-la do ponto de vista de outros personagens ou objetos vai enriquecer o teu conto e torná-la mais real e atrativa. Agora vamos ver como iniciar a mesma.

Sei que já tinha dito que não é aconselhável memorizar a história, mas pelo menos como vais iniciar as primeiras palavras tens de saber de cor e salteado. Porquê? É no início que a atenção é maior nas pessoas, queres aproveitar bem este momento e por isso definir bem como vais começar a tua história e praticá-la algumas vezes.

Esquece “era uma vez …”, nunca comeces assim! Tenta partir por exemplo com o contexto:

“Estava uma noite fria, mas com um luar intenso que atravessava as fendas das telhas quebradas no velho sótão da casa, onde o comité dos ratos se reuniu para …”;

Ou faz uma afirmação relevante:

“Tudo por causa do GATO. Aquele bichano malvado tinha matado na noite anterior mais dois ratos. Assim o comité dos ratos teve que se reunir para …”;

Ou narra do ponto de vista das emoções de alguém:

“Estava curioso e excitado pois era a primeira vez que era convidado para o comité dos ratos. O jovem rato entrou logo na discussão dando uma ideia …”;

Pratica, pratica, pratica o teu início. E depois faz o mesmo com o fim, como vais finalizar a história? Como vais associar a história com o teu assunto (motivar equipa, apresentar algum tema, transmitir algum conhecimento)?