Vamos??

Publicado por

Já trouxe alguns exemplos de histórias e aplicações no processo ensino-aprendizagem, gestão de equipas, apresentações públicas agora vamos ver “como contar uma história”.

Primeiro passo é encontrar a tua história. Para isso pensa em termos de valores (justiça-injustiça, bem-sucedido-fracassado, Foco-Distração, Honestidade- desonesto, bondade-crueldade …) e o que queres obter ou comunicar. No anexo deste ebook trazemos algumas histórias que podes usar para praticar.

Vou assumir que por exemplo na tua organização o calcanhar de Aquiles é a execução e que não tem problemas na estratégia, mas sim em como fazer acontecer e trabalhar em cima da história do “Comitê dos ratos” que podes ver no anexo a este e-book e trago aqui:

Havia uma excitação no ar, era a primeira vez que ia participar no comitê das famílias, e tudo por causa do gato. Ultimamente tinham-se multiplicado os acidentes entre os irmãos, e assim as famílias dos ratos convocaram uma reunião de emergência para ver como resolver a situação.

Começaram as discussões sobre o olhar atento e calado do ancião. Eu entre os mais jovens com os meus colegas estava entusiasmado a seguir o que se passava nas entranhas da velha casa onde vivíamos.

O subterrâneo cinzento e com cheiro a mofo tinha-se lotado de todas as famílias amedrontadas e aterrorizadas pelos ataques do gato que tinha levado ainda ontem o irmão Jaime.

Então, deu-me uma ideia e com toda a excitação pedi a palavra à assembleia dizendo: porque não metemos um sino no pescoço do gato?

Caiu um silêncio, e todas as caras viram-se para mim com grandes sorrisos: “Boa ideia, é isso mesmo se o gato tiver um sino não nos vai surpreender mais pois conseguiremos lhe ouvir quando se aproxima.”

A assembleia gostou muito da ideia com a possibilidade de poder escapar

às garras do bichano e se abraçavam uns aos outros contentes por terem encontrado a solução.

Vindo tudo o que se passava, entre júbilos e comemorações, o ancião levantou-se da sua cadeira chamando a atenção da plateia que se silenciou para o ouvir, e disse:

“Quem vai meter o sino no pescoço do gato?”

Moral: É muito fácil ter uma ideia, o difícil é meter em prática

Um dos primeiros passos é ler a história uma vez e de seguida mete de lado o papel da história e tenta contá-la sem te preocupar se estás a fazer bem nesta fase.

Conta-a umas duas ou 3 vezes, mas agora do ponto de vista de outro personagem que nela esteja. Por exemplo, imagina que seja o velho rato a narrar a mesma, podia ser algo assim:

Com as minhas dores nas costas violentas que sinto tenho de ir ao comité dos ratos que foi convocado para resolver o problema do bichano cá de casa que está fazendo estragos atacando e matando meus conterrâneos.

 

Apesar dessas dores com a minha bengala arrastei-me até à sala da reunião para encontra-la cheia e lotada num alvoroço total de vozes a queixarem-se a exteriorizarem os seus medos e ansiedade que estavam a viver principalmente depois do gato ter feito mais uma vitima. Sentei-me no cadeirão reservado aos anciãos quando no meio da discussão um jovem que

 

nunca tinha visto pediu a palavra para dar a ideia de meter um sino no pescoço do gato de forma que ao aproximar-se os ratos podiam fugir. Vi o jubilo e contentamento que a ideia do jovem trouxe à plateia, mas senti que devia intervir e trazer um pouco da minha experiência de vida pois a ideia não me parecia muito prática. Aí levantei-me a custo por causa das minhas costas pedindo silêncio na plateia, e lhes perguntei: quem vai meter o sino no pescoço do gato?