BANG !!!!

Publicado por

Ok, já investigaste sobre a tua plateia, já clarificaste os teus objetivos em termos do que queres que a plateia faça, agora toca a escrever a tua apresentação.

Sabes aquele ditado: “a primeira impressão é que fica “pois, como iniciar a tua apresentação tem que ser um BANG!!! Tens que iniciar com algo que capture a atenção da plateia e a faça focar em ti e na tua mensagem.

Os primeiros segundos são preciosíssimos e não podem ser desperdiçados! O que vejo com frequência são apresentadores que não prepararam nem praticaram as suas primeiras palavras. O início é onde a atenção é maior e a plateia mesmo sem te conhecer está curiosa e expectante e te quer dar uma chance.

Podes atrair a atenção da tua plateia de várias formas:

  • Com notícias
  • Um facto
  • Uma questão
  • Um vídeo
  • Uma história
  • Silêncio

Exemplo, alguns anos atrás (em 2013) usei o início do filme “O pianista no oceano” onde na cena inicial os emigrantes chegavam à costa dos EUA e no meio do nevoeiro intenso alguém gritou: América!

Escolhi esta introdução pois após muito investigar cheguei à conclusão que o coração daquilo que ia apresentar eram as “possibilidades” que um determinado serviço ia trazer à plateia. A América para os emigrantes era a “possibilidade” de melhorarem as suas vidas.

Outra forma muito poderosa de começar é trazendo uma história pelo magnetismo que tem nas pessoas. Uma história evoca emoções e contribui para fazer a tua apresentação memorável.

O facto a reter aqui é: as tuas primeiras palavras devem ser muito bem escolhidas e preparadas para poderes aproveitar desse momento ímpar que é o início da apresentação.