quanto mais deres mais receberás

Publicado por

A frase “quanto mais deres mais receberás” e atribuída a São Francisco de Assis e por acaso foi o titulo de uma historia que escolhi para uma apresentação ha algum tempo.

A historia conta de um pobre homem que entra num templo a pedir ajuda pela sua má sorte e que e surpreendido por uma voz sobrenatural que lhe responde as suas preces dizendo “quanto mais deres mais receberás”.

Por causa deste espanto, o homem sai a correr do templo tropeçando nas escadarias e caindo por terra. Ao levantar-se depara com um fio de palha entre as mãos.

Descendo a rua abaixo do templo encontra uma vendedeira de laranjas com o seu filhote que lhe pede o fio de palha pois vê nele uma “borboleta”. O homem oferece o fio de palha e em troca a mãe dá-lhe 3 laranjas.

E a historia prossegue de troca em troca ate o pobre homem ser agraciado com uma joia preciosa.

Enquanto contava a historia do pobre camponês fazia os gestos do mesmo ao entregar e ao receber em troca.

Isso para vos introduzir no “poder da imaginação” ao contar uma historia.
Para contar uma historia com sucesso não basta somente a nossa voz, os nossos gestos e movimentos ajudam a “imaginar” que estamos dentro do contexto tornando-a mais real.

Não pensem que imaginar e fazer os gestos e movimentos dos personagens seja uma perda de tempo, pois a vossa plateia também imagina e muito aprecia quem lhes estimula.

Assim, enquanto fazia o gesto do homem que oferecia o fio de palha a crianca, abaixei-me e estendi a mão como se uma criança estivesse a minha frente.

Quando ia receber as laranjas oferecidas pela mãe levantei-me e estendi ambas as mãos para receber pois 3 laranjas não cabem numa mão.

Fazer uso de gestos imaginários pode inicialmente parecer infantil ou estupido mas e muito potente em termos de eficácia de comunicação pois o ser humano compreende muito mais com a combinação do dizer+fazer.

Mas como fazer bom uso da imaginação nas nossas historias?

Devemos “entrar” dentro da mesma.

Imaginem a clássica historia da arca de Noé, em que animais de todas as espécies aos pares sob os tumultos dos raios e trovoes, correntes e balanceamento da arca na agua, durante 40 dias.

Qual seria a perspetiva se estive a contar o que se passou do ponto de vista do casal galo-galinha?

E o ponto de vista das girafas que deveriam estar apertadas com os seus pescoços enormes?

Para entrar na historia não fiquem na simples narrativa, mergulhem num ou vários personagens ou quem estava presente e imagina o que viveu, sentiu e pensou.

Por cada personagem ou objeto que imaginem o seu ponto de vista e sentir, mais rica e real a vossa historia fica.

A imaginação e a primeira e a maior ferramenta e um contador de historias. Para contar bem uma história e preciso que a vejamos primeiro na nossa mente.

Não se deixem desencorajar se uns podem parecer mais imaginativos de que outros. Pensa que seja como aprender uma língua estrangeira, una aprendem mais depressa somente.

Aquele abraço.