A sortuda da loteria

Publicado por

Conta-se de um episódio de uma sortuda que ganhou no totoloto na cidade do Mindelo. Logo após aquele ganho extraordinário a senhora que era de origens e levava uma vida humilde decidiu fazer mudanças radicais na sua vida.

Primeiro quis mudar de casa saindo do seu bairro em Chã de Alecrim para a encosta de Alto São Nicolau onde as “socialites” do Mindelo moram. Como já não se sentia digna de ir trabalhar no mercado como fazia antes caiu em contos dos vigários de negócio fabulosos onde só metia seu dinheiro, enquanto outros lucravam.

Como o seu guarda-fatos já não condizia com a sua “posição” correu todas as boutiques da ilha comprando os mais espalhafatosos vestidos.

Acabou seu nenhum tostão e como não conseguia cumprir com o empréstimo da casa de Alto São Nicolau teve que “descer” para o antigo bairro.

O que aconteceu com a senhor é que ela tinha ganho dinheiro numa rodada de totoloto, isto é, um evento único. E por não conhecer o processo de tornar-se rica perdeu tudo o que tinha ganho num piscar de olhos.

Levei esta história como introdução num evento na Câmara de Comércio de Roterdão alguns anos atrás onde o meu ponto principal era promover os investimentos em Cabo Verde.

A história serviu para convencer os presentes que Cabo Verde tinha investido num processo de atração de investimentos sólido com benefícios fiscais atrativos, estabilidade económica e paridade com o Euro assim como a estabilidade política um dos ingredientes fundamentais para fazer negócio.

Mesmo em ambientes formais e competitivos como a atração de investimentos a história tem um papel fundamental pois ajuda a conectar com as pessoas, e os empresários holandeses são pessoas também.

Recebi muitos cumprimentos após essa apresentação e durante a mesma, contrariamente aos 4 oradores antes de mim manteve a plateia atenta e interessada e com muita curiosidade em saber mais.