Sendo a plateia a estrela verdadeira da tua apresentação é mais do que natural passares um bom tempo investigando sobre ela.

Em termos gerais o mínimo que podes tentar é determinar:

Quem é a plateia?

  • Qual o seu background profissional e académico?
  • Qual o conhecimento que tem do tema (daquilo) que irás apresentar?
  • Quais os seus interesses no tema – para que possas estabelecer o que é importante para eles.
  • Qual a dimensão do público?

 

Qual é o propósito da apresentação?

  • É para inspirar?
  • Estão à procura de informação prática concreta?
  • Querem mais conceitos e teorias do que conselhos?

 

Porque é que foste convidado?

Quais as expectativas têm de ti?

Aonde é que é a apresentação?

Tenta saber tudo sobre aonde e, se é grande como é feito o local, a logística, etc.…

Quando será?

Tens tempo suficiente para te preparares? Em que hora do dia? Se há outros apresentadores, qual é a ordem (manifesta sempre o do desejo de ser o primeiro ou último). Qual o dia da semana? Tudo isso interessa.

Mas se queres mesmo elevar a fasquia tens que ir mais a fundo em relação à plateia. Tens que estudá-la a fundo e construir um modelo da plateia que te permita personalizá-la dando mesmo um nome e determinando as respostas a 7 questões:

  1. Como ela é?

Conhecer a demografia (de onde vêm) é um bom começo, mas criar uma conexão com ela requer que te metas no seu lugar e tentes descrever a vida do seu ponto de vista.

  1. Porque estão aqui?

O que pensas que eles pretendem tirar da tua apresentação? Porque vieram para a tua apresentação? Vieram de livre vontade ou foi o chefe que os mandou? Isto tem muita a ver com a análise da situação.

  1. O que os mantém acordados à noite?

Todas as pessoas têm um medo ou um calo no sapato. Deixa a plateia entender que tens empatia e ofereces uma solução.

  1. Como é que podes resolver os seus problemas?

O que preparaste para a plateia? Como é que vais melhorar-lhe a vida?

  1. O que queres que eles façam?

Responde à pergunta: “E agora?” Assegura-te que existe uma clara ação para a plateia tomar.

  1. Como é que podem resistir?

O que os pode impedir de adotar tua mensagem e o teu chamamento à ação?

  1. Qual a melhor maneira de chegar a eles?

As pessoas recebem informação de forma variada. Isso inclui tudo desde a preparação da sala ou espaço da apresentação até a viabilidade de materiais após. Dá à plateia o que ela quer e como ela quiser.

O resultado desta investigação profunda vai ser o que é denominado “persona”, uma descrição da pessoa modelo que estará na plateia com tanto de fotografia.

Qual a vantagem de ter esta “persona”? Vai-te permitir fazer uma comunicação pessoal em vez de estar a falar de forma genérica com todos. Se fizeres bem o trabalho de investigação das 7 questões-chave sobre a tua plateia, a tua comunicação vai ser mais real e humana.

A título de exemplo, após a construção de uma persona para um evento empresarial onde ia fazer uma apresentação a minha persona foi:

“O meu público-alvo é João com uma média de 42 anos, tem um minimercado na zona do palmarejo.

Entre os seus principais problemas é manter o negócio a funcionar pagando aos seus empregados o salário, pagar as despesas para poder manter o seu negócio e estar atento e prevenir para não ser assaltado por bandidos.

Levanta-se às 6h30 e está no seu estabelecimento até às 11h da noite, tem 2 filhas de 7 e 11 anos que gostaria de poder enviar para universidade no exterior.”

Vejam a especificidade da persona em cima. Com isso posso trabalhar em como ele prefere comunicar, que problemas ele tem e ver como a minha apresentação pode lhe ajudar a resolver os seus problemas mais bicudos.