A maior vantagem que o apresentador tem em relação à plateia é saber de antemão o que virá. Os comediantes – os melhores apresentadores – conseguem isso, pois não conseguimos descortinar as piadas antes de nos baterem. De forma a criar uma vantagem semelhante tu como apresentador (a), deves ensaiar a tua apresentação antes.

Ensaiar é a única forma de saber como passar de um ponto para outro ou como flui a tua história. E para ensaiar o que quero dizer é levantar da tua secretária e imaginar que estás à frente da plateia e apresentar como se lá estivesses.

Nunca te calhou de ver músicos a ensaiar? É quase impensável um grupo ou artista ir dar um concerto e não ensaiar. Mas, ao ensaiar o teu objetivo não é memorizar ou tentar fazer uma apresentação perfeita. Se fizeres isso vais parecer como um robot, ou pior como alguém tentando dizer coisas de maneira exata e de forma pouco natural que a plateia vai identificar a um quilometro de distância.

A intenção é simplesmente conhecer o teu material, de forma que estejas muito confortável com o mesmo. Confiança é o objetivo, não é a perfeição.

Consegues imaginar o que a maioria dos apresentadores preocupados com a sua apresentação rejeitam fazer? Ensaiar. Muitas vezes pergunto aos membros da minha equipa quando vamos apresentar algo a clientes se ensaiaram antes. E, respondem que não surpreendidos que seja tão importante. Músicos famosos, atores e outros performers ensaiam antes de entregar.

Os teus slides powerpoint não são a performance: tu, apresentador (a), és a performance. A razão mais pragmática que posso partilhar para ensaiares é porque te permite de identificar os teus erros e corrigi-los antes que outros os vejam.

Não sou melhor do que qualquer outra pessoa que apresenta, mas eu pratico a minha apresentação antes de forma a corrigir erros, a sentir se o discurso flui com naturalidade e sentir-me mais confiante.

Quando ensaio, especialmente com material novo encontro vários problemas. E quando encontro uma barreira ou sinto-me confuso, paro e faço escolhas:

• Posso fazer isso funcionar se tentar outra vez?

• Será que este slide ou o anterior precisa mudar?

• Pode uma fotografia ou uma história substituir todos estes textos?

• Será que existe uma melhor maneira de fluir deste ponto para o próximo?

• Será que as coisas melhoram se simplesmente eliminar este ponto/slide ou ideia?

O que faço é repetir o processo interactivamente até conseguir ir pela apresentação inteira sem grandes erros. Pessoalmente, ensaio antes as minhas apresentações porque tenho mais receio de fazer uma apresentação horrível do que praticar por algumas horas.

Sei que, todos estamos livres de ensaiar – não requer nenhuma inteligência especial ou poderes mágicos – a maioria não faz porque:

• Não é divertido

• Consome tempo

• Sentem-se “estúpidos” ao fazê-lo

• Assumem que ninguém mais o faz

Eu, ensaio sempre as minhas apresentações 5-7 vezes antes. O meu método é focalizar em ensaiar como iniciar e como finalizar várias vezes e tentar sentir a cadência da apresentação do início ao fim. Quando tiver feito a mesma 5-7 vezes dou por mim a mudar o que pensava no início, corto muitas coisas até começar a sentir uma sensação de exaustão.

Quando me sinto exausto, faço mais um esforço de ensaiar outra vez do início ao fim. O que acabei por aprender é que a exaustão liberta os medos e anseios e me dá paz em ter feito o máximo que podia para praticar a apresentação antes.

Quando posso, tento sempre ensaiar no local onde vou fazer a apresentação. Senão conseguir, o que tento é ir para o local cedo e ver se subo no palco se houver, sentir a sensação de caminhar aí, sentar-me nas cadeiras onde a plateia vai estar para imaginar como iriam me ver e sentir, conversar com as pessoas que lá estão (menos receios se estiveres a apresentar a amigos).

Aquele abraço,

Nuno