Bom dia! Bom dia!

Pergunta: Qual é a visão?

Resposta: “Houston, Houston we have a problem”.

 

Hoje, vamos ver um pouco a diferença entre a visão, entendida como uma projecção de um desígnio ou vontade e a execução da mesma, isto é, como vamos conseguir alcançar a nossa visão.

 

Num frase famosa o antigo presidente dos EUA, John Kennedy exprimiu a visão do programa espacial dos norte americanos nos anos sessenta assim:

 

” levar um homem para a lua e trazê-lo de volta dentro de 10 anos “.

 

Quando John Kennedy disse isso os EUA estavam reagindo ao facto dos seus “inimigos” – os soviéticos – terem apenas lançado um homem no espaço antes deles (isso no contexto da guerra fria que existia na altura e nenhum queria ser segundo em nada).

 

Mas, para alcançar essa visão, a NASA, o organismo espacial norte americano tinha de fazer um plano de acção. Parte deste plano de certeza continha itens como:

 

– Construir um novo tipo de combustível que consiga fazer percorrer o foguetão a distância terra-lua ida e volta.

– Construir um foguetão capaz de aguentar a pressão para sair e entrar na órbita da terra.

– Treinar astronautas para o efeito , etc etc

 

Tudo isso constitui a execução da visão que eles tinham.

 

Muitas vezes, nos nossos projectos, falhamos pois não dedicamos esforço na elaboração da visão e confundimo-la com a sua execução.

 

Então, bastas vezes, em planos estratégicos “essa visão” é elaborada como uma série de acções que muitas vezes não conseguem ser “digeridas” por todos, nem mesmo pelos experts que deveriam ser o actores principais nessa execução.

 

Daí os falhanços, pois não existe uma visão clara condividida e percebida por todos.

 

No entanto, é importante, sobretudo em grandes projectos que todos percebam aonde se quer ir, como forma de garantir engajamento de todos e que as pessoas percebam quando estejam a executar tarefas para que fim irão servir.

 

Mas como se deve elaborar uma visão?

A visão deverá ser simples (de fácil compreensão), concreta, inspiradora e inesperada.

Vejamos a frase de Kennedy:

” levar um homem para a lua e trazê-lo de volta dentro de 10 anos “.

 

Esta frase é simples, concreta pois em vez de usar frases ocas como por exemplo “Promover a inovação espacial” ou ” Desenvolver as competências dos stackholders”, ele usa algo de muito concreto – levar um homem para a lua – seja o homem, seja a lua, são coisas concretas que qualquer um pode “mastigar”.

 

A visão é inspiradora e desafiante pois até aquela época nínguem tinha sonhado sequer meter um homem na lua e também inesperada seja na sua forma seja no seu desígnio.

 

Investir na “visão” do teu projecto é fundamental, e essa visão poderá não ter ainda um plano de acção concreto de como irás lá chegar. O que quero dizer é que não é importante veres tudo aquilo que precisas fazer para conseguir alcançar a tua visão agora, mas se ela for forte verás que como por magia começarão a aparecer as formas para a concretizar (o plano de acção).

 

Foi assim que aconteceu com JFK. Sem a elaboração daquela visão hoje não teríamos aqueles filmes da NASA com o astronauta no espaço chamando “Houston, Houston we have a problem”.

Aquele abraço e uma excelente semana,

Nuno