Alguns conselhos práticos de David Schwartz no seu livro “Think BIG” que se adequa perfeitamente para quem vai fazer apresentações. Assim como o livro ensina o apresentador tem de estar auto motivado para conseguir ter SUCESSO!

A Acão cria SUCESSO, o sucesso cria autoestima!

1.Não esperes até todas as condições estarem favoráveis

Se estiveres à espera que todas as condições sejam favoráveis para começar a preparar a tua apresentação provavelmente não irás fazer nada. Haverá sempre algo a fazer que vai concorrer com a tua preparação, o mundo não vai parar para te dar o tempo que tu queres para a tua apresentação, tens que continuar a trabalhar, cuidar da família e outras coisas mais que a vida requer.

O melhor tempo para começar era ontem. O segundo melhor tempo é agora.

 

  1. Sê um fazedor

Pratica fazer as coisas em vez de pensar nelas. Queres pesquisar na internet sobre o assunto da tua apresentação? Queres perguntar a quem vai à apresentação o que ela quer, apanha o telefone e pergunta já! Tens uma grande ideia para começar a tua apresentação? Fá-lo hoje.

Quanto mais tempo a ideia ficar paralisada na tua cabeça sem Acão mais fraca ela se transforma. Praticando fazer as coisas, irás conseguir mais coisas feitas e no processo novas ideias te estimularão.

 

  1. Lembra-te, ideias sozinhas não trazem sucesso

Ideias são importantes, mas somente têm valor quando implementadas. É preciso agir sobre as ideias que tens.

Uma ideia de nível médio implementada tem mais valor de que uma dúzia de ideias brilhantes que só ficam na tua cabeça esperando a oportunidade certa ou para o próximo ano.

Se tiveres verdadeiramente uma ideia em que acreditas faz alguma coisa. Se não fizeres nada ela não vai a parte alguma.

 

  1. A Acão é o remédio do medo

A ação é o melhor remédio para o medo. O momento mais difícil para agir é a primeira vez. Uma vez que a bola esteja a rolar irás ganhar confiança e as coisas tornar-se-ão mais fáceis.

Elimina o medo agindo, e, começa a construir com a tua confiança. Mete a mão!

 

  1. Arranca a tua criatividade mecanicamente

Um dos grandes preconceitos sobre a criatividade é que ela se deve manifestar sob um momento de uma grande inspiração. Em vez de esperar pela inspiração começa, mecanicamente, a provocar a tua criatividade.

Se tiveres que escrever alguma coisa e não te sentes inspirado, apanha papel e caneta e escreve qualquer coisa, verás que daqui a bocado as ideias começarão a fluir com o estímulo do movimento das tuas mãos sobre o papel.

 

  1. Vive no presente

Foca a tua atenção naquilo que podes fazer hoje. Não te preocupes com aquilo que não fizeste no passado ou aquilo que farás no futuro.

O único tempo que poderás influenciar é o presente. Se fizeres muita especulação sobre o passado e o futuro não conseguirás fazer nada. Amanhã ou a próxima semana, muitas vezes se transforma no nunca, por isso toca a fazer o que tem que ser feito agora.

 

  1. Get down to business immediately

Quanto tempo passas a consultar o teu email, facebook ou a ler páginas de jornais online antes de fazer aquilo que tem que ser feito para a tua apresentação?

Essas distrações irão custar-te muito tempo se não souberes ultrapassá-las e começar imediatamente a preparar a tua apresentação. Transformando-te em alguém que vai ao ponto serás mais produtivo e as pessoas irão ver-te como um líder.