Koi fish é um peixe Japonês cujo tamanho depende de onde ele vive. Se estiver dentro de um aquário ele cresce alguns centímetros, se o metermos num tanque ele vai crescer mais podendo chegar a uns 20 centímetros, no mar aberto ele pode crescer até 60 centímetros.

 

Assim como o Koi fish alguns de nós procuram explorar possibilidades abrindo um negócio, melhorando o nosso curriculum para progressão na carreira ou candidatando-se para líderes (não necessariamente políticos).

 

Regra geral, do momento em que essa vontade de evolução é manifestada ou percebida vem os “bota pra baixo” a criticar e desviar as nossas atenções.

 

Qualquer Koi fish disposto e munido de iniciativa para alargar o seu aquário é atacado (seja de forma subtil ou mesquinha com comentários anónimos e fofocas ou também abertamente por poucos que não resistem em mostrar-se.

 

A vontade de alguns em superar-se, avançar e evoluir é natural, pois, nós seres humanos estamos formatados a aprender ao longo da vida (aprender é evoluir) e é isso é que dá sentido ao viver.

 

Também, é natural, encontrar essas resistências e as nossas pois evoluir significa “deixar para trás” determinadas verdades e pessoas para abraçar “novas possibilidades”.

 

O que roí (do verbo roer) os “bota pra baixo” é exatamente isso: sentem-se deixados para trás e tentam regular as nossas vidas para baixo de acordo com as suas limitações.

 

Qualquer um, empenhado no seu processo evolutivo será sempre percebido em extremos opostos: uns amam e muitos odiam. Os que amam apreciam a iniciativa e a determinação, e, os que odiam procuram e esgravatam mil defeitos e “pretensas” justificações de que será impossível.

 

Se a perceção dos outros na sua maioria não é nem amor nem ódio, então, muito provavelmente és um Koi fish de um aquário que não se está esforçando para abrir possibilidades na tua vida.

 

Ninguém pode impedir a tua evolução a não ser ti mesmo. Os obstáculos e resistências diárias são na verdade vitaminas para te dar força e mais determinação.

 

Sair do aquário é uma escolha, uma escolha tua somente. A natureza já fez a sua parte, te deu vida agora tens que ir para o mar alto explorar as tuas possibilidades.

 

Aquele abraço,

Nuno