Determinada caminha a Alice no país das maravilhas pelo bosque. Chegada a um cruzamento a estrada se dividia em 2, e, a Alice ficou indecisa para onde ir.

 

Ao que viu o gato gordo pendurado numa árvore pachorrento que a observava.

 

“Para onde devo ir?” perguntou a Alice ao bichano.

“Onde queres ir?” respondeu-lhe o gato.

“Não sei!” retorquiu a Alice.

“Então qualquer caminho te levará lá!” respondeu.

 

Ano Novo, vida nova se costuma dizer e todos nós temos a tendência de fazer resoluções para melhorar as nossas vidas, avançar nas nossas carreiras ou conseguir algum objetivo de valor.

O problema, é que, muitas vezes partimos como a Alice, determinados, entusiasmados, mas ainda inconclusivos do onde queremos ir e sobretudo como vamos fazer isso acontecer.

Sabemos todos das resoluções de início de ano e estando nós quase no final da primeira semana estamos nos aproximando do período crítico em que essas resoluções começam a ser esquecidas a morrem lentamente.

Mas, como garantir o sucesso das tuas resoluções de Ano Novo?

 

  1. Focus

A primeira coisa é estabelecer o que vai ser a resolução de início de ano que vai mesmo te fazer dar o salto que almejas. Aqui é importante seguir a máxima “menos vale mais”. Não queiras melhorar tudo de uma vez pois estarias um pouco a tentar ferver a água do oceano.

Escolhe algo, uma só coisa que vai mesmo contribuir para o teu sucesso e foca a atenção nela. Embora uma lupa pequena possa parecer inofensiva se lhe direcionarmos à luz do Sol e focalizarmos num ponto no papel aumenta a potência dos raios solares e pode iniciar um incêndio.

Da mesma forma focar tem a ver com ajustar a visão como nos acontece quando estamos a fazer uma foto e metemos a foco a imagem para estabilizar e ver melhor.

Então neste primeiro passo foca e determina “A resolução” que vai te permitir dar o salto, somente uma, pois as nossas vidas, sejam familiares ou profissionais, não vão parar de nos dar fogos para apagarmos como bombeiros (o denominado day2day).

Mas como determinas “A resolução”? Muito simples, será aquela que se conseguires realizar vai te fazer o ano e esta ligado a mudanças de comportamento e hábitos.

 

  1. Determina os indicadores

Uma vez escolhida “A resolução” é preciso determinar os indicadores, isto é, o que vou medir que me dirá que estou no caminho certo para conseguir o meu objetivo?

Aqui a sugestão é escolher indicadores que tenham duas dimensões:

  1. Preditivos – cujas ações te conduzem ao teu objetivo de certeza;
  2. Que possas controlar – cujas ações dependem de ti;

Exemplo clássico de resolução de início do ano, quanto que não seja pelos exageros das Festas: perder 10 kilos de peso. Um indicador podia ser:

“Comer máximo X calorias por dia e fazer 40 minutos de exercícios 4 vezes por semana”

É um indicador preditivo pois se reduzires as tuas calorias na alimentação vais de certeza perder peso, quanto mais se adicionares exercícios físicos, e, é um indicador que depende de ti (o que vais comer e quanto vais te exercitar).

Muita atenção nos indicadores, se quiseres perder peso e meteres o enfoque na balança não escolheste bem os indicadores, pois a balança é o resultado das tuas ações preditivas (ações que executas e que te vão conduzir à perda de peso).

 

  1. Faz o teu placar

Seja quando somos crianças ou mesmo adultos o ser humano gosta de seguir o placar. Assim como no desporto onde temos o placar a dizer quem está a ganhar, a perspetiva de ganharmos nos motiva e nos mantém engajados.

Assim, é importante construíres o teu placar para veres a todo o momento que estás a ganhar. O placar funciona como uma alavanca estimulante. Este placar tem que ser algo muito simples e intuitivo e que mostrar a performance dos teus indicadores preditivos e controláveis.

Por exemplo estamos no dia 3 de janeiro atualiza o placar no teu frigorífico ou nalgum lugar que te esteja com frequência sob o teu olhar:

3 X 0

Onde 3 significa que estás a cumprir com a tua resolução calórica e o teu plano de exercícios neste novo ano. Amanhã dia 4 ao cumprires com as tuas ações controláveis irias ter no placar:

4 X 0

  1. Rotinas de responsabilidades

A arte de fazer acontecer vai mesmo acontecer neste ponto. Os primeiros 3 pontos foram mais arrumar o tabuleiro do jogo: Meter a FOCO “A resolução” que se conseguida vai me mudar a vida; Os INDICADORES de progresso associados a ações preditivas e que podes controlar; O PLACAR simples, intuitivo e motivador que vai alavancar a motivação e fazer-te sentir que estás a vencer.

Nesta quarta dimensão tratamos das rotinas de responsabilidades. Nestes +20 anos de trabalho coordenei e liderei equipas pequenas de 5 a grandes de 200 pessoas e o que sempre resultou são as rotinas, sobretudo as semanais.

Todas as semanas de preferência no mesmo dia e hora nos reunimos para ver o que aconteceu na semana passada, o que cada um ou área fez e o que vai fazer nesta nova semana em relação “à nossa resolução”.

Esta cadência e disciplina que é o vetor vencedor pois nestes momentos a equipa tem a oportunidade de responder pelas suas responsabilidades, rever o que não correu bem e em que iniciativas e ações focalizar (iniciativas que nos permitirá de dar o salto).

Assumindo a nossa “simples” resolução de perder 10kg podias ter uma rotina de responsabilidade semanal por exemplo com a tua cara-metade de 15 minutos onde te questiona sobre o que correu bem na semana e o que podes fazer nesta para te aproximares do teu resultado.

 

Conclusão: Este método tem como base princípios e não regras daí ser assim potente e ajude equipas a vencerem e a conseguirem traduzir a estratégia em execução. Assim como existem princípios que governam o comportamento humano, existem princípios que governam como as equipas fazem acontecer, como elas executam. Os princípios de “Fazer Acontecer” sempre foram foco, alavancagem, engajamento e responsabilidade.

 

Aquele abraço,

Nuno

Categorias: Produtividade