Como determinar os objetivos da tua apresentação?

Publicado por

No famoso livro “Alice no país das maravilhas” narra-se um episódio em que a Alice está perdida na floresta e chega numa bifurcação encontrando um gato. Alice pergunta ao gato qual a direção tomar, ao que o gato lhe responde com outra pergunta:

Onde queres ir?

Sendo que Alice lhe responde: não sei!

Então o gato lhe diz: se não souberes onde queres ir qualquer caminho te levará!

Muitas vezes ao sermos convidados para fazer uma apresentação vem natural pensarmos no que vamos dizer, mas, essa não é a abordagem correta. O que deves fazer primeiro é reformular o teu pensamento tentando clarificar 2 pontos:

  1. Qual o objetivo da minha apresentação?
  2. Como é que posso beneficiar a plateia?

Então, teremos que determinar primeiro quais os nossos objetivos com a apresentação. Não é muito difícil pois regra geral as apresentações caem entre uma das 5 seguintes dimensões chaves, é para:

  1. Informar;
  2. Instruir;
  3. Demonstrar um processo;
  4. Mudar atitudes;

Antes de começar, tens de ser claro sobre os objetivos da tua apresentação. Deves definir os teus objetivos em termos de resultado que pretendes atingir em vez do que vais dizer. Os teus objetivos devem focalizar no que o teu público quer ouvir em vez daquilo que tens para dizer. Se não conseguires ser claro e não puderes especificar os teus propósitos em poucas linhas o teu público nunca ficara esclarecido.

Como podes fazer isso? Focaliza sempre e clarifica os porquês primeiro:

  1. Porque é importante o tema para a plateia?
  2. Porque deveriam se interessar?
  3. O que têm a ganhar?