Quem é a estrela da tua apresentação?

Publicado por

Na pequena cidade do centro da Itália, Siena, existe uma tradição cultural denominada “Il Palio di Siena”. Literalmente “Il Palio” significa o troféu e em Siena representa uma tradição que vem desde os anos 1200 onde a cidade se desafia com 2 corridas anuais de cavalos.

A particularidade do “Palio di Siena” reside no facto da corrida ser feita na praça principal da cidade e dos cavalos sempre de puro-sangue não terem selas. Pela particularidade da pista – Piazza del Campo – e a extrema rivalidade entre os concorrentes fez dela uma corrida de cavalos fora do comum.

Devido aos ângulos estreitos da famosa “Piazza del Campo” com os puros-sangues e a abordagem não propriamente desportiva a corrida pode ser muito perigosa seja pelo cavalo que pelos cavalheiros.

Para os “Seneses” (assim denominados os habitantes de Siena), o cavalo é a estrela da festa. Existe um amor e lealdade quase ao nível de deificação do cavalo de corrida. E não acaso como acontece com frequência os cavalheiros caírem durante a corrida, se o cavalo  atravessar em primeiro vence.

Não é incomum após o cavalo vencedor terminar a corrida a multidão louca e desenfreada ir-lhe de encontro abraçando e beijando, tecendo gratidão pela vitória.

Antes da corrida, o cavalo tem um guarda dedicado que lhe alimenta, domrme com ele e não lhe deixa por 24horas seguidas enquanto não acontece a corrida. Antes de entrar na pista o cavalo é levado à Igreja para ser benzido pelo Padre. Quando digo levado à Igreja é literalmente entrar dentro da mesma até o altar.

Mas, se para “Il Palio di Siena” a estrela é o cavalo, quem é a estrela da tua apresentação?

Serás tu, o apresentador?

Será os teus slides powerpoint?

Será os conteúdos da apresentação?

Desculpa, mas se respondeste sim a alguma das questões em cima estás redondamente enganado!

A estrela da tua apresentação é a tua plateia, isto é, quem vai lá te ver e seguir. Pode parecer contrassenso, mas o teu sucesso depende se a plateia gostou ou não. Assim, quando estiveres a preparar a tua apresentação a primeira e a mais importante das coisas a fazer é investigar sobre a tua plateia (quem vai ver a apresentação), pois a tua apresentação será sempre para o benefício dela.

Categorias: Comunicação